Skip to content

Por crise econômica, UEL anuncia prorrogação das inscrições do vestibular de 2022

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou, no final da última semana, a prorrogação das inscrições do Vestibular de 2022. O prazo, que antes terminaria no dia 3 de novembro, agora será encerrado no dia 22. 

Segundo a instituição, a decisão foi tomada para dar mais tempo para os vestibulandos pagarem a taxa de R$ 140. Ela pode ser quitada até o dia 23 de novembro.

Estudantes de baixa renda puderam solicitar a isenção total ou desconto na taxa do Vestibular 2022. Os beneficiados, independente da modalidade, devem se inscrever normalmente na seleção.

Dificuldades

Sérgio Carvalho, reitor da Universidade, disse que a prorrogação do prazo de inscrição representa uma forma de apoiar os vestibulandos neste momento de dificuldade. "Esse momento de inscrição do vestibular é crucial para a vida desses jovens e de suas famílias, pois é a oportunidade de entrar em um curso que abrirá novas perspectivas", afirmou o reitor.

Até o momento, o Vestibular 2022 registra um baixo número de inscritos. Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, professora Sandra Garcia, a estimativa é de queda de 35% de candidatos em relação ao último vestibular.

Além da crise econômica, que afasta os jovens do ensino superior por terem que entrar no mercado de trabalho mais cedo, o baixo aproveitamento das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 também pode ter influenciado na desistência dos estudantes.

"Nem todos os estudantes tiveram condições materiais para ter um bom aproveitamento das aulas remotas, com uso de boa Internet, celulares ou computadores." (professora Sandra Garcia)

Vestibular

Em razão da pandemia, o Vestibular será realizado em uma única etapa. O cartão com os locais da seleção será publicado em 24 de fevereiro, já as provas estão marcadas para 6 de março de 2022, em Londrina.

As provas serão compostas por uma redação e 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês).

O resultado do Vestibular 2022 da UEL será divulgado em 19 de abril de 2022, às 12h. A universidade abrirá no mesmo dia a declaração de interesse pela lista de espera, manifestação que será recebida até 26/4.

Vagas

Ao todo, a Universidade oferece 2.509 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 616 oportunidades serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

45% das vagas para seu sistema de cotas, veja a divisão:

20% para estudantes que fizeram os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas.

20% para negros que fizeram os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas.

5% para negros, independente do percurso de ensino (público ou privado).

Há, ainda, reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse o Manual do Candidato.

*Contém informações de Brasil Escola.

Blog comments