Skip to content

UnB recebe nota máxima do MEC em Conceito Institucional

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu a nota máxima, 5, em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os quesitos analisados estão a infraestrutura, o desenvolvimento e políticas acadêmicas.

A análise ocorreu no processo de recredenciamento da instituição, que começou em 2018. Até então, a qualidade da instituição já havia sido atestada em outras avaliações, como o Enade, que ocorre anualmente. Neste exame, a universidade também está avaliada com nota máxima em diversos cursos.

Significado da avaliação 

Com esta avaliação, o MEC garante qualidade no acesso da educação para os estudantes do país. A nota máxima é a pontuação de excelência que um curso ou uma instituição atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo órgão. 

O Ministério atribui pontuações de 1 a 5 ao avaliar aspectos como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e desempenho do estudante. As notas 1 e 2 significam que a instituição não atendeu aos critérios designados. É necessário ter, pelo menos, a pontuação 3.

Além do MEC

Em 2020, a UnB alcançou a 10ª colocação entre instituições brasileiras no ranking QS World University, feita pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, uma das mais conceituadas na avaliação de instituições de ensino no mundo. O resultado indicou o crescimento de duas posições em relação ao ano anterior.

Blog comments